segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hoje falamos de : O Sr. José Camaleão



Li, ontem, no JN, uma peça de Pedro Fontes da Costa com o título. “Contestada demolição do mercado local”. Anadia

Começa por escrever que, cito: “Os lideres do PS, CDS/PP e CDU estão unidos na luta contra a demolição do antigo mercado municipal…” Mas abaixo refere o jornalista que: “Lino Pintado, candidato do PS à Câmara de Anadia, foi o primeiro, em reunião de Câmara, a insurgir-se contra a demolição, defendendo a requalificação do espaço, mantendo a traça arquitectónica.”

De Maria do Céu Castelo Branco diz que, também ela, defende a reconversão do espaço para outras valências.

Quanto a José Paixão da CDU diz que, para este candidato, a demolição do mercado “é algo que não aceitamos” e que “até gostei do vídeo de apresentação do projecto de Regeneração Urbana do Centro de Anadia, mas demolir o mercado está fora de causa”.

A propósito, porque a memória de certos candidatos parece ser curta, recomendo a leitura das declarações ao “Fórum Anadia”do JB, que, em 04/02/09, questionou os lideres dos 4 partidos sobre a R.U. do Centro de Anadia.

A par de J.M. Ribeiro, do PSD, a declaração de José Paixão da CDU, foi de grande elogio e total apoio ao projecto sem nenhuma preocupação com as consequências para o velho mercado.

Disse Paixão, nessa altura: “ A requalificação do núcleo urbano de Anadia, com base no projecto que foi apresentado… será, com certeza uma obra estruturante”. “…permitindo assim um efectivo benefício da qualidade de vida e de circulação dos cidadãos”.

E mais adiante Paixão preocupa-se: “ O que me preocupa é, se, o projecto e requalificação só abrange a zona do antigo mercado, ou se abrange o resto da cidade e zonas envolventes…”.

Como se vê aqui e em toda a declaração, nem uma única vez questiona a demolição do velho mercado, antes pelo contrário demonstra tê-la aceitado, ao concordar com aquele projecto e em completo desacordo com o que agora declarou ao Jornal de Notícias. É candidato e corre atrás de votos, eu percebo, mas faça-o com alguma coerência, porra!

2 comentários:

  1. Por mim o mercado vinha a baixo, não é de arquitectura valiosa e muito menos classificada.

    Foi uma construção económica e rude, apenas para cumprir o serviço a que se propunha.

    Quando colocaram a baixo o antigo cine teatro e a Cerâmica de Anadia, parece-me uma chalaça, deixarem o mercado de pé, mesmo no centro da cidade, quando podem requalificar toda a zona e gerar mais valias para todos.

    A infra-estrutura apresentada, vale bem o sacrifício do mercado, Anadia fica mais moderna e vanguardista, sem qualquer sombra de dúvida.

    Por mim o mercado tem tantos defensores apenas porque estamos em campanha e porque puseram já quase tudo a baixo, porque se pensarmos com mente aberta, a única edificação antiga que merecia requalificação, era a Cerâmica de Anadia, uma obra emblemática com uma área generosa e com possibilidade de multiusos.

    Falta de olho dá nessas coisas!!! agora o mercado meus Senhores!!! não atrasem Anadia mais do que já está, aquele local é ponto fundamental da Cidade e merece mais e melhor.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. De certa forma concordo consigo. Mas tem que reconhecer que certas coisas, mais do que o valor real tem valor estimativo. Por isso, neste caso, a demolição, pura e simples, deve sempre ser questionada.
    Por outro lado será a opção proposta para o espaço a melhor solução para a cidade?

    ResponderEliminar