domingo, 6 de setembro de 2009

Hoje falamos de : Beslan -um crime sem castigo



B e s l a n
Mortos
186 crianças
158 familiares
Destruídas
centenas de flores que essas crianças levavam para oferecer aos professores
Propositadamente, não coloco fotos neste post. As fotos são, por vezes, obstáculos, à imaginação porque nos orientam apenas para a perspectiva do fotógrafo, artística ou não, mas sempre a sua perspectiva. E este acontecimento deve ser avaliado na brutalidade da sua real dimensão, sem artefactos condicionantes ou orientadores da análise.
Beslan é e será, depois do holocausto, o marco que assinala o não limite da barbárie, para onde o fanatismo religioso e político, a sede de poder e os interesses financeiros de gente sem escrúpulos conduzem a Humanidade. Digo Humanidade, porque, pese embora associarmos estes actos a determinadas regiões do mundo ou a credos religiosos, este comportamento é transversal ao ser humano seja ele do Norte, do Centro, do Sul, do Leste, ou do Poente. Seja ele seguidor do cristianismo, do islamismo, do hinduísmo ou do raio que parta. Historicamente sobram os exemplos disso mesmo.
O maior problema é a impressão de que estes actos estão a ser subvalorizados sejam quais forem as suas consequências e rapidamente entram na rotina de acontecimentos vulgares. Veja-se como foi investigado o comportamento dos militares russos pela sua reacção atabalhoada na contra-ofensiva no caso de Beslan. Veja-se a recente libertação, e a forma como foi recebido, o terrorista líbio que fez explodir, em pleno voo, o avião da Lockerbie com mais de duzentas e cinquenta pessoas a bordo.
Curiosamente, nem num caso nem noutro se ouvem vozes acusatórias, ou discordantes, dos países que se armam em paladinos, na defesa da justiça.
O Petróleo não é apenas combustível poluente. É, também um inibidor de memória.É, embora não o admitam, um enorme "diamante de sangue”.

Sem comentários:

Enviar um comentário