quarta-feira, 15 de julho de 2009

Hoje vamos falar de: Um suave perfume



Caminhar à noite é um dos meus prazeres e, parece, de muita gente.
No silêncio e tranquilidade que nos envolve, só perturbada por um ou outro carro que passa cheio de pressa, tudo parece diferente. Esquece-se o trabalho, os impostos para pagar, a conta da creche, as propinas, as negativas dos filhos, a vassoura fenómeno que dispara bagos de chumbo, as desavenças e traições no PSD, os requerimentos do deputado que não resolvem nada… e mais uma quantidade de inutilidades que nos ocupam o dia.
Mas não há, infelizmente, em Anadia, muitos locais onde se possa fazer, com segurança, uma caminhada nocturna reparadora, seja por falta de iluminação, seja por falta de bermas arranjadas ou passeios. Por isso vemos tanta gente amante deste prazer/desporto que, por falta de condições mínimas para tornar os percursos seguros, se obriga a envergar coletes reflectores, que certamente não vestiriam se não temessem pela sua integridade física.

Porque o meu conceito de prazer não inclui vestir um acessório de trabalho, escolho um dos poucos locais onde ainda não é perigoso andar, de noite, sem ele: a Curia e a sua avenida.
Todavia, mesmo aqui, o “torpor idílico” da caminhada é frequentemente interrompido pelas irregularidades do passeio. Mas, isso, eu dou de barato. Agora o “perfume” que irradia das ribeiras que a avenida atravessa, particularmente da mais próxima do Palace?!...Isso, sim, põe-me mal disposto e “tira-me do sério”porque, qual bofetada, desperta -me para a triste realidade de quão pobre continua a ser a sensibilidade ambiental desta câmara.
Nem a estância turística de excelência do concelho, lhe escapa.
Quando é que isto acaba?

2 comentários:

  1. Este comportamento displicente não tem só implicações em relação ao ambiente.Ele também demonstra uma falha estratégica na gestão do potencial turístico do concelho. Com a enorme e variada oferta actual,será o pormenor a fazer a diferença.

    ResponderEliminar
  2. Nada de anormal neste nosso triste concelho...
    Mas pelo menos na Curia ainda há passeios...
    Talvez a ideia do Sr. Litério seja que todos os municipes usem um colete reflector, de preferência Laranja.

    ResponderEliminar